Governo do Pará irá criar Conselho para fomentar mais empregos no Estado

Governo do Pará irá criar Conselho para fomentar mais empregos no Estado

Com o objetivo de fomentar mais oportunidades de emprego em todo o Pará, o governador Helder Barbalho assumiu o compresso de nos próximos dias sancionar a lei que cria o Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Renda do Pará. O grupo será formado por representantes do Estado, dos trabalhadores e dos empregados, com o único objetivo de criar novos postos de trabalho.

Para iniciar os debates sobre as melhores estratégias de criação de empregos, nesta quarta-feira, 31, dados do Dieese/PA foram apresentados no palácio do Governo para vários representantes do Estado.

De acordo com os dados do Dieese, o Pará teve um saldo negativo de empregos nos primeiros quatro meses deste ano, situação que mudou nos meses de maio e junho, que registraram saldo positivo na geração de empregos.

Apenas em junho, foram criados novos 1.137 postos de trabalho, uma tendência que deve se manter no segundo semestre. É o que afirma Roberto Sena, diretor-técnico do Dieese/PA. “Acreditamos que será melhor em função de fatores como a injeção do FGTS na economia, que será liberado pelo governo federal, somado ao início do pagamento do décimo”, explica o diretor.

Hoje, ainda segundo o Dieese, o Pará tem cerca de 440 mil desempregados e mais de 1,1 milhão de pessoas na informalidade. Entre as dez cidades que mais geraram empregos em 2019 se destaca Parauapebas, sudeste do Pará, com 1.784 novas vagas, seguida por Castanhal (675), Marabá (641), Santarém (329), Redenção (201), Itaituba (191), Abaetetuba (169), Santana do Araguaia (166), Ulianópolis (126) e Óbidos (119).

Fonte: Agência Pará

Fechar Menu