Governo do Pará inova distribuição de vacinação através de “drive thru”

Governo do Pará inova distribuição de vacinação através de “drive thru”

Para aumentar o acesso da população à vacinação contra a gripe, o Governo do Pará disponibilizou 32 pontos exclusivos de vacinação contra o vírus Influenza, em Belém e Ananindeua. Neste primeiro momento, apenas o grupo prioritário dos idosos e profissionais da saúde está sendo atendido. A estratégia do governo foi de adotar pontos estratégicos, como farmácias, supermercados e estacionamentos de shoppings para facilitar o acesso da população.

A ideia do sistema de drive thru na vacinação foi adotada como uma medida importante para atender os idosos, pois muitos têm problemas de locomoção. Esse sistema facilita e da mais comodidade às pessoas acima de 60 anos que precisam da imunização.

“As pessoas entram no estacionamento do shopping no seu automóvel e os nossos profissionais se deslocam até o veículo para que elas possam ser vacinadas. Enquanto uma profissional preenche os dados na carteira de vacinação, a outra já realiza a imunização dentro do próprio automóvel e os usuários já podem seguir de volta para casa. É muito menor a exposição ao vírus que está circulando” – Sâmia Borges, diretora de Políticas Públicas da Sespa.

A 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza no Pará, organizada em parceria com o Ministério da Saúde, começou na segunda-feira (23) e prosseguirá até 22 de maio, com três etapas de imunização de grupos prioritários.

O primeiro grupo prioritário para imunização é formado por pessoas acima de 60 anos – único público a ser vacinado nos 32 postos descentralizados – e profissionais de saúde, que devem procurar as Unidades Básicas até o dia 15 de abril. Nos dois primeiros dias de vacinação, foram aplicadas 54 mil doses no Estado. O Ministério da Saúde disponibilizou 2,3 milhões de doses de vacina trivalente ao Pará, que estão sendo entregues em três remessas. A Sespa tranquiliza a população, incentiva que os grupos prioritários compareçam nos postos de vacinação e garante que há vacina para todos.

Fonte: Agência Pará

Fechar Menu