Nesta quinta-feira, 23, o governador do Pará, Helder Barbalho, irá assinar um protocolo que pode revolucionar a forma de exploração mineral no sudeste do Estado. Trata-se da implantação da primeira planta de verticalização do minério de ferro no Pará.
Com a criação novo modelo produtivo, será possível construir uma usina laminadora de aço no município de Marabá, sudeste do estado, mudança que vai impactar diretamente na qualidade da matéria-prima, possibilitando uma projeção econômica maior para os mercados da construção civil, equipamentos agrícolas, máquinas, equipamentos entre outros segmentos.
O investimento no projeto de verticalização será de 450 milhões de dólares, através de uma parceria com a Vale e a empresa China Communication Constrution Company (CCC5), controladora da brasileira Concremat. Para o governador do Pará, o projeto irá construir um novo patamar na economia paraense.
A escolha de Marabá para a construção do projeto se dá pelo posicionamento geográfico e as malhas ferroviárias e hidroviárias em excelente estado, que irão interligar a produção às outras regiões do Brasil. A expectativa da Vale, é que em 2020 a parte financeira e de licenças estejam liberados, para que as obras possam iniciar em 2021.
Para Helder Barbalho, a conclusão do projeto vai ser de extrema importância para a região de Marabá, que vai ganhar uma nova matriz econômica, possibilitando geração de emprego e renda na cidade.
Fonte: Agência Pará