Com o objetivo de reforçar mais urgentemente o atendimento de pacientes diagnosticados com Covid-19, o Governo do Pará abriu nesta quarta-feira (3), o Hospital Regional de Castanhal, na Região Metropolitana de Belém. Agora a população ganha novos 120 leitos, sendo 100 clínicos e 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que são voltados exclusivamente para tratamento de Covid-19.
A abertura do Hospital Regional de Castanhal estava programa para o final do ano, porém, o governador Helder Barbalho optou pela antecipação da inauguração, mediante a necessidade de disponibilizar mais leitos para atender a demanda causada pela pandemia. Neste momento o Hospital estará sendo referência para Covid-19, atendendo aos municípios da região de maneira regulada pelas centrais de regulação de leitos. Passada a pandemia, nós adequaremos o Hospital para traumatologia e oncologia”, informou Helder Barbalho.
Segundo o secretário de Estado de Saúde Pública Alberto Beltrame, “a antecipação da entrega do Hospital Regional de Castanhal ocorre em uma hora extremamente oportuna. Num momento em que o número de casos de Covid começa a crescer no interior e a oferta de mais 100 leitos clínicos e 20 de UTI servirá pra atender toda a região nordeste do Estado e, além disso, desafogar a demanda por leitos de UTI e clínicos da Região Metropolitana e da cidade de Belém. É uma grande iniciativa, é um grande momento, e a partir de amanhã o Hospital está disponível para atender todos os casos de Covid-19 que venham a ocorrer, regulados dentro da região nordeste do Estado”.
O Hospital Regional de Castanhal já deve começar a receber pacientes. A partir do dia 15 de junho serão disponibilizados mais 40 leitos de UTI, que se somarão aos 120 entregues hoje. A obra deve ser totalmente concluída até o final de setembro próximo.
Fonte: Agência Pará