Nesta terça-feira (7), o Governo do Pará oficializou a homologação de um decreto da Prefeitura de Muaná, localizada no Marajó, declarando situação de emergência no município após o naufrágio de um caminhão com cargas de óleo no rio Cajuuba em abril deste ano.
A declaração de emergência abrange tanto as áreas urbanas quanto rurais de Muaná e foi baseada em um relatório preliminar da Secretaria de Assistência Social, que identificou a presença de óleo na bacia do rio.
Com validade de 180 dias, o decreto de número 3.898 autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Defesa Civil de Muaná nas operações de resposta ao desastre.
O Acidente
O incidente ocorreu em 7 de abril no rio Cajuuba, não resultando em vítimas. A Marinha do Brasil foi informada do naufrágio e confirmou que todos os tripulantes foram resgatados por outras embarcações presentes no local.
A prefeitura de Muaná realizou uma avaliação preliminar dos danos, constatando que cerca de 500 famílias foram afetadas pelos efeitos do óleo na água.
Segundo a Marinha, foram observados indícios de poluição no rio. Uma equipe de inspetores navais da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental foi enviada ao local do acidente para investigar o ocorrido e prestar o apoio necessário para mitigar possíveis impactos.
Um peixe-boi foi encontrado morto nas margens do rio Cajuuba, na mesma área onde a balsa, que transportava um caminhão com óleo diesel, naufragou.