O Estado do Pará firmou dois acordos para promover desenvolvimento sustentável em todo o seu território. O primeiro é o Protocolo de Intenções entre o governo paraense, Banco da Amazônia e o Instituto de Conservação do Brasil TNC – The Nature Conservancy. O segundo trata-se do Memorando de Entendimento entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), TNC, Centro Internacional de Pesquisa Agroflorestal de Pesquisa e a Tropical Forest Alliance.
Os dois acordos foram assinados pelo governador Helder Barbalho nesta terça-feira (18). O TNC tem o principal objetivo de dar apoio a produção de cacau por pequenos produtores no Pará. Já o Memorando de Entendimento visa o desenvolvimento de baixo carbono e a preservação da biodiversidade presente no estado.
Durante a cerimonia de assinatura Helder afirmou que as assinaturas reforçam o compromisso do governo em fazer o Pará a “alcançar o paradigma da sociedade que busca acesso ao desenvolvimento social e tem o direito de viver em um Estado que desenvolva com compatibilidade entre os anseios da população e a conservação da floresta”.
A assinatura ocorreu no Palácio dos Despachos, durante o encontro com representantes globais do Instituto de Conservação do Brasil TNC – The Nature Conservancy. A reunião foi um pedido da TNC para promover uma rodada de diálogo com 15 participantes da Organização que tem atuado em países como Estados Unidos, México, Peru, além do continente europeu. O evento contou com a participação de representantes indígenas e de outras pastas do governo do Estado.
Na pauta do encontro, o programa “Amazônia Agora”, que mira uma estratégia de mudança econômica e modo de produção paraense, com baixa emissão de carbono e aproveitamento intensivo das áreas já exploradas. Também faz parte o combate ao desmatamento ilegal, queimadas e outros crimes ambientais. Um dos pontos principais é a Força Estadual de Combate ao Desmatamento e queimadas, lançada a segunda-feira (17).
Fonte: Oliberal