Governo do Pará entrega escola reformada e totalmente equipada em Marabá

Governo do Pará entrega escola reformada e totalmente equipada em Marabá

O governo do Pará entregou na noite desta quarta-feira (8) a Escola Estadual de Ensino Médio Plínio Pinheiro totalmente reconstruída. A instituição de ensino fica em Marabá, sudeste do estado, tem agora a capacidade de receber 650 estudantes, professores e equipe técnico-pedagógica, ambientes mais confortáveis, modernos e com infraestrutura necessária para o ensino.

O governador Helder Barbalho foi pessoalmente no evento de inauguração da escola, que é mais uma marca do compromisso estadual em se mostrar atuante em todas as regiões do Pará.

“É um motivo de satisfação e, principalmente, sentimento de dever cumprido com povo de Marabá. Esta escola é a primeira de ensino médio de Marabá e hoje está sendo entregue reconstruída e renovada, com qualidade e dignidade, um ambiente confortável para quem estuda, para quem trabalha, enfim, um ambiente saudável para estimular nossos estudantes a estarem aqui. Nós temos ainda diversas escolas que estão com obras em andamento em Marabá e que serão entregues em breve para reforçar a educação pública”, disse Helder.

Na oportunidade, o chefe do Executivo Estadual conheceu as novas dependências do prédio e conversou com a comunidade escolar. Helder Barbalho também anunciou a reconstrução das escolas estaduais Gaspar Viana e Geraldo Veloso, todas no município, e destacou a Lei do abono salarial para professores que foi encaminhada à Assembleia Legislativa do Pará, com objetivo de contemplar 22.570 profissionais, podendo chegar até a R5 mil.

Para a estudante Murilo Oliveira, de 15 anos, a nova estrutura vai permitir que as atividades escolares sejam desenvolvidas de forma mais confortável. “Antes a escola estava com telhado ruim, quase para cair, mas agora não, está tudo lindo. Temos sala de informártica, a biblioteca, e as salas tem ar condicionado. Então, estou muito ansioso para a volta das aulas, a gente estava tendo aulas online, mas presencial é muito melhor”, disse o estudante, que cursa o primeiro ano do ensino médio na escola.

A mesma opinião é compartilhada pela estudante Thaís Helena Silva, de 17 anos, que cursa o último ano do ensino médio na unidade escolar. “Dá muito gosto de ver a escola dessa maneira porque antes não era muito legal estudar, era muito calor, o sol batia dos dois lados, mas agora com as salas climatizas, vai ficar muito melhor. A quadra e os laboratórios me chamaram muito atenção, eu gosto muito de esporte e agora vai ser ótimo para desenvolver essas atividades”, disse ela. 

Desde janeiro de 2019, esta é a 83ª escola entregue pelo Governo do Pará. Com a reconstrução, a partir de agora, a unidade escolar poderá dobrar sua capacidade de atendimento nas modalidades Ensino Médio Regular (1ª a 3ª série) e Atendimento Educacional Especializado (AEE). 

No total, mais de R$ 1,6 milhão, provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foram investidos em toda a revitalização da unidade escolar, vinculada à Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Os recursos possibilitaram a melhoria de 12 salas de aulas, laboratório de informática e multidisciplinar, sala de vídeo, sala de recursos multifuncionais, biblioteca, direção, secretaria, coordenação pedagógica, sala dos professores, arquivo, banheiros masculino e feminino, cozinha, recreio coberto, espaços de convivência, além da aquisição de equipamentos que propiciam acessibilidade às Pessoas com Deficiência (PcDs).

“Marabá é uma cidade muito importante para o contexto econômico do Estado, e o Governo do Pará está presente hoje entregando a escola de número 83. Uma escola que foi reconstruída e ganhou laboratórios, salas climatizadas e novos espaços. Aqui em Marabá, o Governo segue reestruturando mais três escolas que serão entregues em breve. Dessa forma, seguimos entregando espaços mais dignos para uma educação de qualidade”, frisou a Secretaria de Educação, Elieth Braga, que esteve na agenda. 

Participaram da agenda em Marabá, a primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, prefeito de Marabá Sebastião Miranda, secretário regional de governo do Sudeste, João Chamon Neto, deputado federal José Priante, e vereadores locais.

Fonte: Dol Carajás

Fechar Menu