O governador do Pará declarou nesta segunda-feira que oficialmente o Pará está tendo transmissão comunitária de Covid-19. O pronunciamento foi feito durante uma transmissão ao vivo, para atualizar o boletim epidemiológico do estado, que confirmou o registro de 26 casos da doença.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), dos seis novos casos positivos de coronavírus no Pará, dois são de pessoas que não viajaram, o que configura a transmissão comunitária da doença. Agora as medidas restritivas e de isolamento devem aumentar para impedir que a propagação da doença saia do controle.
“Temos dois homens, um de 53 e outro de 34 anos, que deram resultado positivo. São sintomáticos, coletaram as amostras e não conseguem identificar quem, dentro de seus contatos, possa ter lhes contagiado. Do ponto de vista prático não muda nenhuma medida. A sua autoproteção e a de seus familiares continua sendo essencial”, ressaltou o secretário de Estado de Saúde Pública, Alberto Beltrame.
Prorrogação da suspensão de aulas
Helder Barbalho também anunciou que foi prorrogado, por mais 15 dias, o período de suspensão de aulas na rede estadual de ensino. De acordo com o Decreto nº 609, assinado no último dia 16 de março, as aulas ficariam suspensas até 31 de março. Mas a medida restritiva, que tem o objetivo de proteger a população da disseminação do novo Coronavírus, foi revisada em reunião com o Conselho Estadual de Educação e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A prorrogação passa a valer a partir de 1º de abril (quarta-feira).
“Estamos ampliando o prazo de suspensão das aulas da rede pública, nos ensinos fundamental, médio, técnico e superior. Portanto, será mantido até o dia 15 de abril”, reiterou o governador.
Fonte: Agência Pará