Governo do Pará anuncia plano de ações para ajudar famílias afetadas por alagamentos em Belém

Governo do Pará anuncia plano de ações para ajudar famílias afetadas por alagamentos em Belém

Com o objetivo de dar suporte às famílias atingidas pelas enchentes e alagamentos em Belém, o Governo do Pará elaborou um plano de ações na noite deste último domingo (15). Entre as diversas medidas do plano, o governo irá viabilizar um salário mínimo para as famílias que tiveram perdas com as enchentes.

O anúncio foi feito logo após a Prefeito de Belém decretar estado de emergência, devido os diversos desastres que tem acontecido na capital. Em resposta, Helder se reuniu com titulas de várias secretarias para discutir sobre as ações emergenciais para as famílias atingidas no município. A partir desta terça-feira (17), o Estado irá enviar equipes mecanizadas e trabalhadores para ajudar na limpeza dos canais

De acordo com o governador, os problemas que Belém enfrenta são fruto da “falta de limpeza dos canais, que exigem ações que a prefeitura deve se responsabilizar, mas o governo do Estado não pode assistir à população sofrendo. Nós temos que agir”, afirmou Helder Barbalho.

O governo também anunciou o programa Recomeçar, que vai garantir benefício de até um salário mínimo para as famílias afetadas pelos alagamentos. Um laudo do Corpo de Bombeiros será emitido para a comprovação de quais famílias realmente necessitam do benefício.

O Estado já vem realizando ações de apoio contra os alagamentos. O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) realiza o monitoramento dos pontos de alagamento ou lentidão na BR-316, com quatro equipes em ronda ao longo dos 18 primeiros kms da rodovia, nos dois sentidos, prontas para identificar possíveis problemas e atuar no ordenamento do tráfego.

Alagamentos continuam

A chuva que atingiu a Grande Belém neste final de semana continuou causando prejuízos à população. Canais transbordaram, ruas ficaram intrafegáveis, veículos ilhados e pessoas se arriscaram em meio ao alagamento, tanto no temporal de sábado (14) como o de domingo (15). Bairros como Batista Campos e Cidade Velha também foram atingidos pelos alagamentos. Ainda no sábado, o canal da avenida Tamandaré, por exemplo, transbordou e o nível da água chegou na altura do joelho das pessoas que se arriscavam passar por ali.

Sobre os alagamentos, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Saneamento (Sesan), informou que continua prestando atendimento as áreas com alagamentos na cidade.

Fonte: Diário do Pará

Fechar Menu