O Governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou hoje o decreto de novas medidas restritivas para conter o avanço da pandemia de covid-19 em todo o estado. A partir desta sexta-feira (29) o bandeiramento do Pará irá subir para a cor laranja (risco médio), com exceção da região do Baixo Amazonas, que segue com o bandeiramento vermelho (risco elevado).
O governador concedeu uma entrevista coletiva onde garantiu que as medidas são necessárias para o enfrentamento à pandemia de covid-19 e consequentemente a proteção da população paraense.
“Queremos garantir que, através dessas medidas, evitemos a elevação do contágio e o extrapolamento dos sistemas públicos e privados de saúde, que precisam continuar sendo capazes de atender a todos que precisam de leitos clínicos e de UTI. Essa iniciativa vai evitar que a gente precise tomar medidas mais drásticas, como um lockdown, que tenham ainda mais impacto na economia do nosso Estado”, assegura Helder Barbalho.
O governador alertou ainda que no Estado do Amazonas 645 pacientes estão na fila de espera para um leito. “Que o exemplo do Estado vizinho sirva para alicerçar o entendimento de que as medidas que estamos tomando, baseadas em estudos científicos e pesquisas técnicas, é para proteger a saúde dos paraenses”, ressalta o governador.
A taxa de ocupação do sistema estadual de saúde do Pará é de 45,8% em relação aos leitos clínicos e 75,16% de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adultos. Será publicado no Diário Oficial do Estado, ainda nesta quinta-feira (28), o decreto com as novas medidas, que terão efeito imediato e pelos próximos 15 dias, a partir desta sexta-feira (29).
Fonte: Agência Pará