Governo do Pará amplia ações de combate ao novo coronavírus em Belém

Governo do Pará amplia ações de combate ao novo coronavírus em Belém

Visando aumentar as ações de prevenção ao novo coronavírus em Belém, o governo do Pará disponibilizou nesta segunda-feira (13) 2.480 testes rápidos para diagnosticar pacientes na capital do estado. O governo estadual também está auxiliando com tratamentos às pessoas internadas, utilizando combinações de hidroxicloroquina e azitromicina, para administração em pacientes que apresentarem perfil para a terapia.

Através de uma vídeo conferência realizada também na segunda, Helder Barbalho conversou com líderes municipais, a fim de traçar estratégias e metas para o atendimento da população na capital paraense, local onde a incidência de casos de covid-19 é maior.

Para o governador, neste momento é necessário reforçar os prontos-socorros para que as unidades de saúde possam suportar a demanda de novos pacientes. “São ações que o Governo está fazendo para ajudar nesse momento a Prefeitura, para que possamos, juntos, garantir assistência aos paraenses da nossa capital, que possui o maior número de registros positivos. É hora de trabalharmos unidos”, ressaltou Helder Barbalho.

Leitos disponíveis – Durante a audiência foram definidos protocolos sobre a disponibilização dos 420 leitos do Hospital de Campanha, que já está funcionando no Hangar – Centro de Convenções; dos 70 leitos do Hospital Santa Clara e das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS) e da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, para a regulação municipal – o encaminhamento de pacientes atendidos em prontos-socorros e UPAs. Parte dos 400 respiradores e estruturas de UTI que o Estado comprou e aguarda entrega também serão encaminhados à saúde municipal, para descentralizar esse atendimento.

Junto com Helder Barbalho, participaram da reunião, virtualmente, o secretário de Estado de Saúde Pública, Alberto Beltrame; o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Jr., e a titular da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração, Hana Ghassan. Pela prefeitura de Belém, além do prefeito Zenaldo Coutinho, estavam representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), da Regulação e da Guarda Municipal de Belém.

Segundo Hana Gassan, o governador manteve a orientação para que os testes rápidos priorizem agentes da saúde, da segurança e da assistência social. Dois mil testes já foram entregues. Também em conjunto, Estado e Município devem buscar uma forma para que as duas esferas na área de saúde possam localizar rapidamente os leitos disponíveis para os encaminhamentos.

Atendimento rápido – Pelo menos 16 pacientes recebidos pela rede de Belém foram encaminhados às estruturas do Estado somente nesta segunda-feira. “Todas essas ações têm como objetivo promover uma ação integrada, para que a população possa ser atendida mais rapidamente”, reafirmou a secretária.

Outra definição envolve o trabalho integrado das equipes de segurança em ações educativas realizadas em locais de grande circulação de pessoas: feiras, bancos e demais lugares com os piores índices de isolamento. A Segup repassará diariamente à Guarda Municipal o mapeamento feito nos bairros para auxiliar na estratégia.

Fonte: Agência Pará

Fechar Menu