Nesta quarta-feira, 10, iniciou em todo o Brasil a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, que irá se estender até o dia 31 de maio. O governador Helder Barbalho esteve acompanhando a abertura da campanha na Unidade Básica de Saúde do bairro Pedreira, em Belém, onde ele e a primeira dama receberam a vacina e demonstraram a importância de toda a população participar da vacinação.
De acordo com o governador, é de extrema importância que a sociedade paraense em todos os municípios venha aderir a campanha, já que o Estado do Amazonas, bem próximo do Pará, já registrou mais de 10 mortes pela Influenza. A meta no Pará é imunizar 2 milhões de pessoas.
Em todo o Pará, a campanha vai ser realizada em quase 3 mil postos fixos de vacinação, além de 758 unidades móveis terrestres e 62 fluviais. Serão mais de 20 mil profissionais envolvidos diretamente no trabalho de vacinação.
Quem tomou a vacina contra a gripe em 2018 deve tomar novamente, este ano. A meta, no Pará, é vacinar dois milhões de pessoas, ou pelo menos 90% desse total. Para isso, o Estado vai receber do governo federal 2,1 milhões de doses da vacina, a principal medida preventiva contra a gripe.
A vacina só é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou que tenham alergia grave a ovo de galinha e seus derivados.
Fonte: Agência Pará