Gestão de Nélio Aguiar atinge equilíbrio fiscal em Santarém e deve ser exemplo para municípios vizinhos

Gestão de Nélio Aguiar atinge equilíbrio fiscal em Santarém e deve ser exemplo para municípios vizinhos

A prefeitura de Santarém, Oeste do Pará, vem conseguindo atingir todas as metas de controle fiscal e controle econômico das finanças municipais, um feto conquistado pela gestão do prefeito Francisco Nélio Aguiar da Silva.

Este balanço positivo não é percebido em outros municípios da região, como é o caso de Oriximiná e Itaituba, que enfrentam graves problemas orçamentários, inclusive com dificuldades para cumprir a folha de pagamento de servidores públicos.

Em abril de 2022, representantes sindicais, entidades não-governamentais, associações e lideranças políticas realizaram uma manifestação nas ruas de Oriximiná. No protesto, os manifestantes reivindicavam garantia de direitos dos profissionais da área da saúde e educação, entre eles, o reajuste salarial e melhores condições estruturais para o trabalho, que possui instalações em péssimas condições até hoje.

Em Itaituba, a falta de gestão nas contas prejudica a possibilidade de realizar obras na cidade, que possui graves problemas de estrutura. Em fevereiro de 2023, moradores interditaram o trecho de uma via conhecida como Estrada do BIS. Com pneus bloqueando a via, os moradores chamaram a atenção do poder público para que a estrada recebesse uma reforma, já que o trecho apresenta buracos, lama e falta de sinalização.

Santarém, exemplo a ser seguido

Já em Santarém a realidade é diferente, já que o equilíbrio orçamentário da prefeitura de Santarém proporciona mais crescimento de investimentos no município, com geração de emprego e renda, além de obras de infraestrutura.

Um dos exemplos do equilíbrio econômico de Nélio Aguiar é o anúncio da Ordem de Serviço para a construção, reforma e ampliação de 19 escolas municipais, localizadas na área urbana, além do Centro de Educação Infantil (Cemei) Paulo Freire. Estas obras compreendem um investimento de mais de R$ 44 milhões.

A prefeitura também beneficiou diretamente os servidores da educação, que receberam no dia 25 de janeiro deste ano, o pagamento do salário do mês via Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb). A todo, 3.034 servidores do grupo do magistério já recebem o salário com o reajuste do novo Piso Nacional, que passou a ser de R$ 4.420,55.

Pela comemoração dos 362 anos, a gestão de Nélio Aguiar entregou, no dia 10 de julho, 4.675 metros de pavimentação na grande área do Santarenzinho, beneficiando diretamente as Ruas dos Lírios, das Margaridas, Verbena, Alameda Libra e Nossa Senhora do Rosário.

Esses iniciativas da prefeitura são alguns exemplos de como o equilíbrio orçamentário é importante para proporcionar uma boa gestão financeira de recursos, que viabilizam obras e projetos essenciais para a população.

Fechar Menu