Forró pode se tornar patrimônio imaterial do Brasil em 2020

Forró pode se tornar patrimônio imaterial do Brasil em 2020

O forró, ritmo musical tradicionalmente nordestino, pode ser declarado como patrimônio imaterial do Brasil até 2020. A iniciativa partiu do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)

O Iphan realizou uma pesquisa em nove estados do Nordeste, com o objetivo de analisar e identificar as diferentes formas de expressão do forró, que não é apenas música, mas se estende para costumes, vestimentas, festas e interações sociais únicas.

De acordo com Hermano Queiroz, diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, o trabalho de registro do forró permitirá “mapear as vulnerabilidades, os riscos, a necessidade de promoção do bem”. Ele ainda afirma que o objetivo não é categorizar ou dar autenticidade, mas sim de dar mais visibilidade para um patrimônio cultural do Brasil.

A iniciativa também tem o objetivo de analisar olhares e narrativas diferentes sobre o bem imaterial, permitindo que músicos e artistas de diferentes lugares do Brasil possam expressar sua visão do forró, enriquecendo ainda mais o patrimônio cultural.

Fonte: Agência Brasil

Fechar Menu