A Ford anunciou oficialmente o encerramento da sua produção de veículos no Brasil. Com isso, serão fechadas as fábricas da montadora nas cidades de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE), onde é fabricado o utilitário 4×4 T4, da Troller. Segundo a própria empresa, a motivação para o fechamento das atividades foram os impactos da covid-19, que causaram redução de vendas e perdas significativas em vários setores da indústria.
A montadora garante que a produção de peças irá continuar no país por mais algum tempo, apenas para garantir estoque de componentes de reposição. No entanto, os modelos Ka, Ka Sean e EcoSport deixam imediatamente de ser produzidos nas fábricas, permanecendo disponível para venda apenas enquanto durarem os estoques.
Com a mudança, a comercialização da empresa no Brasil se dará apenas na importação de modelos, como no caso do SUV Territory, trazido da China. De acordo com Anfavea, associação de montadoras, todas as medidas tratam-se “de uma decisão estratégica global de uma das nossas associadas. Respeitamos e lamentamos. Mas isso corrobora o que a entidade vem alertando há mais de um ano sobre a ociosidade local, global e a falta de medidas que reduzam o Custo Brasil”.
A Ford informa que 5.000 funcionários serão demitidos no Brasil e na Argentina. Neste momento, a fabricante não informa a quantidade de trabalhadores por unidade. “A companhia está definindo os planos de indenização e, nos casos em que se aplicar, ela será definida como parte do processo de negociação com os respectivos sindicatos”, afirma a empresa em nota.
Fonte: Uol