Força-tarefa de médicos é montada para tratar casos de tuberculose no sudoeste do Pará

Força-tarefa de médicos é montada para tratar casos de tuberculose no sudoeste do Pará

Com o objetivo de tratar e diminuir o surto de tuberculose na zona rural de Altamira, sudoeste do Pará, uma força tarefa composta por médicos e enfermeiros foi montada para atender índios, que são as principais vítimas da doença.

De acordo com o Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena (DSEI), sete casos da doença já foram registrados em aldeais da região somente neste ano, com duas mortes de indígenas confirmadas.

Em uma reunião com o Conselho de Saúde Indígena, as lideranças indígenas pediram medidas urgentes das autoridades e disseram que estão em alerta por causa do risco de disseminação da doença.

Segundo o DSEI, a força-tarefa é composta por quatro médicos e enfermeiros. Eles realizam uma triagem nos pacientes que estão em tratamento na casa de saúde indígena de Altamira. Os índios da etnia Parakanã foram os primeiros a serem atendidos.

De acordo com a força-tarefa, a partir da próxima semana, cerca de 85 aldeias na região do médio Xingu serão atendidas. Será realizado um trabalho de busca ativa por indígenas que precisam de tratamento.

Fonte: G1 Pará

Fechar Menu