Um homem foi preso neste domingo, 15, suspeito de ser um dos responsáveis por provocar queimadas criminosas em mais de 5 mil hectares de floresta nativa do município de São Felix do Xingu, sudoeste do Pará.
De acordo com os investigadores de polícia, João Batista Rodrigues Jaime era administrador da fazenda Ouro Verde, que fica localizada na Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu. Ele estava presente na fazenda quando os policiais chegaram e efetuaram a prisão.
O inquérito leva a crer que João e outros dois proprietários da fazenda são responsáveis pela queimada na floresta, que causou a perda de 5 mil hectares de floresta em local de reserva ambiental. No dia 29 de agosto um dos proprietários, o fazendeiro José Brasil de Oliveira, foi preso em Goiânia. Em depoimento ele negou ter qualquer envolvimento com o desmatamento.
Os mandados são parte da investigação da Polícia Civil que apura indícios de prática de incêndio criminoso nas regiões de Novo Progresso e São Félix do Xingu, sudoeste e sudeste do Estado.
Fonte: G1 Pará