Na cidade de Redenção, sudeste do Pará, cerca de 18 famílias estão lutando para tentar construir suas casas, que estão inacabadas e em situações precárias, devido a falta de recursos do programa “Cheque Moradia”.
Cada uma das famílias deveria receber aproximadamente 14 mil reais para a construção das casas, mas o recurso não chego completamente, deixando as residências sem banheiros adequados e sem segurança, se tornando alvo fácil de vândalos.
De acordo com os beneficiários do programa, o recurso deveria ter ocorrido o em 2013, mas até agora nada foi feito. Eles ainda afirmam que a prefeitura recolheu os cheques e prometeu construir as residências em um terreno cedido pelo poder público municipal e erguer as casas em um mutirão, promessa essa que nunca aconteceu.
A polícia civil já está investigando o caso para encontrar possíveis irregularidades ligadas ao cheque moradia. Até o momento, as investigações apontaram que integrantes do poder público local cometeram crimes de apropriação indevida, falsidade ideológica e associação criminosa ao se apropriar dos cheques e não repassar os recursos aos moradores beneficiados.
Os servidores, inclusive, teriam forjado laudos com fotos de casas já com telhados e janelas, por tanto mais acabadas, para autorizar o pagamento da segunda parcela do cheque moradia. As investigações ainda apuram o valor previsto dos cheques, acima do padrão e os eventuais desvios em relação ao dinheiro.
Fonte: G1 Pará