A Justiça Federal determinou a retirada de famílias que ocupavam as margens da BR-155, no município de Marabá, sudeste do Pará. As famílias já estavam ocupando o local há mais de 30 anos.
Nesta quarta-feira, 17, o batalhão de choque da Polícia Militar executou a expulsão das famílias, cumprimento a decisão que atendeu ao pedido do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit).
O processo de desocupação das famílias vem ocorrendo desde 2015. Todos foram notificados na época, sobre a informação de que o local pertence a uma área da União, por isso proibida para ocupação. A desocupação foi autorizada pela justiça e a prefeitura de Marabá realizou o cumprimento da decisão. Oito estabelecimentos e residências foram demolidos na execução.
Em nota, a Prefeitura de Marabá informou que a desocupação do terreno foi feita com base em um mandado de segurança da 2ª vara cível e criminal do município e que as equipes do departamento de postura e demais órgãos identificaram que na área, além de comércio não autorizado, existem algumas residências e que os moradores estão sendo devidamente cadastrados para inclusão no plano de aluguel social. A prefeitura disse ainda que já possui um plano de urbanização para o local que fica as margens da rodovia federal.
Fonte: G1 Pará