Fact Checking é sucesso nas redes sociais em Parauapebas: jornalismo com humor faz checagem se notícias são fato ou fake

Fact Checking é sucesso nas redes sociais em Parauapebas: jornalismo com humor faz checagem se notícias são fato ou fake

Onde tem problema, pode ter certeza que ele estará presente. Com o seu característico boné e jeito irreverente, o chamado “Pode Crê” vem conquistando a população de Parauapebas, sudeste do Pará, através de vídeos onde um personagem mostra as mazelas da sociedade e tenta buscar soluções cobrando ações do poder público municipal.

O projeto “Pode Crê” é uma iniciativa independente, de amigos que se juntam e decidem gravar vídeos nas horas vagas. David Sousa é o homem que dá voz ao personagem Pode Crê e também para muitos outros. Em seus vídeos sempre bem-humorados, ele já apareceu fantasiado de Homem-Aranha, de índio e até mesmo de Kiko do Chaves.

Para o humorista, o projeto é ousado porque busca levar a notícia de uma maneira diferente ao público. “Eu adoro produzir esse conteúdo de maneira leve e descontraída, sem aquele molde tradicional mais pesado do jornalismo. A gente está conseguindo trazer a notícia sobre um fato ruim, mas com um humor que ganha a curiosidade das pessoas, um humor que não está preso ao politicamente correto”, afirma David.

Em todos os vídeos postados até o momento, o projeto faz a checagem da realidade do cotidiano de Parauapebas, verificando se é “fato ou fake” determinado assunto comentado pela população. Desde sua criação, o Pode Crê já mostrou problemas de buracos em vias, problemas estruturais no residencial Alto Bonito, obras inacabadas de creches e falta de sinal de internet nas Vilas da cidade. Tudo isso sem tomar lado ou posição política, apenas expondo os problemas e buscando soluções aos mesmos.

No início, o projeto não foi bem recebido por algumas pessoas na internet, que intitularam o Pode Crê como um grupo comprado pela prefeitura municipal. Mas com o tempo, o projeto se consolidou e provou que seu conteúdo independente tem o único objetivo de entreter e levar informação à população. “Tudo o que as pessoas querem de verdade é falar dos problemas do bairro delas para alguém. Elas querem ser ouvidas e eu acredito que estamos fazendo esse trabalho, o que pra mim é muito gratificante”, explica David Sousa.

A fórmula envolvente do projeto tem ganhado cada vez mais engajamento nas redes sociais. A página oficial do Facebook já possui mais de 6 mil seguidores e os vídeos postados já somam mais de 100 mil visualizações.

Para ter acesso aos vídeos do projeto Pode Crê é só acessar a página do Facebook ou acessar também o link do Instagram.

Fechar Menu