Exportações brasileiras aumentam para os EUA, mas recuam com outros países

Exportações brasileiras aumentam para os EUA, mas recuam com outros países

De acordo com dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) as exportações de produtos brasileiros para os Estados Unidos cresceram em 9,5% em agosto deste ano. O aumento é registrado na comparação com o mesmo mês do ano passado.

No entanto, as exportações com outros países diminuíram, como é o caso da China, Argentina e União Europeia. Na argentina o recuo de exportações foi de 38,9%, seguida pela China (17,1%) e União Europeia (7%).

Se somados todos os países que mantém corrente de comércio com o Brasil, a soma das exportações e importações caiu 15% no mês de agosto. Os valores exportados pelo Brasil, considerando o volume de exportação mais o preço cobrado por esses produtos e serviços, recuaram 13%. O valor dos importados caiu 17%.

De acordo com a FGV esse fenômeno pode ser explicado pela desaceleração no comércio mundial e a baixa atividade brasileira. Em termos de volume, as exportações e importações tiveram a mesma queda (-13%), mas os preços dos bens importados recuaram mais do que os preços dos exportados.

Fonte: Agência Brasil

Fechar Menu