A Justiça Federal condenou o ex-prefeito de Belém, Duciomar Costa, a cinco anos de prisão em regime semiaberto. A condenação é referente a tentativa da aquisição ilegal do hospital Sírio Libanês, realizada em 2005.
De acordo com a sentença, que foi assinada nesta última quinta-feira, 9, a compra do hospital foi realizada através de uma licitação indevida, custando aproximadamente R$ 20 milhões aos cofres públicos.
A ex-secretária municipal de saúde, Cliede Mara Fonseca, também foi condenada pela Justiça Federal pelo mesmo período, acusada de estar envolvida pessoalmente em toda fraude licitatória.
A defesa dos dois condenados sobre o caso é a que o Hospital Sírio-Libanês seria o único a ter condições de atender as demandas do Hospital e Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti. No entanto, nenhum dado técnico foi realizado para sustentar essa prerrogativa. O próprio MPF entendeu que poderiam haver outras providências para solucionar a problemática, ao invés da compra de um hospital particular.
Fonte: DOL