EUA decide não apoiar entrada do Brasil na OCDE

EUA decide não apoiar entrada do Brasil na OCDE

A entrada o Brasil na OCDE (Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico) não será mais apoiada pelos EUA. A afirmação foi feita em uma carta, enviada pelo secretário de Estado americano, Mike Pompeo, ao secretário-geral da OCDE, Angel Gurria.

De acordo como secretário de Estado dos EUA, apenas a Argentina e a Romênia recebem apoio para a entrada na Organização. Fontes do governo afirmam que a indicação da Argentina já era algo esperado desde os primeiros contatos entre Jair Bolsonaro e Donald Trump.

Para apoiadores do governo de Bolsonaro a decisão é vista com surpresa, já que Donald Trump deu declarações que ajudaria o Brasil a entrar na OCDE. O governo brasileiro inclusive realizou vários movimentos para obter apoio dos EUA, como abrir mão de seu “tratamento especial e diferenciado” na Organização Mundial de Comércio (OMC).

Uma das medidas efetivamente adotadas pelo governo brasileiro foi elevar para 750 milhões de litros, ante 600 milhões anteriormente, a cota para importações anuais de etanol sem tarifa. A decisão agradou a Donald Trump, mas aparentemente não o suficiente para o americano apoiar a entrada o Brasil na OCDE.

Fonte: Folha de SP

Fechar Menu