Estudantes paraenses realizam protesto contra bloqueio de verbas na educação

Estudantes paraenses realizam protesto contra bloqueio de verbas na educação

Em resposta ao bloqueio de recursos na educação, anunciado pelo Ministério da Educação (MEC), as universidades federais do Pará paralisaram seus trabalhos nesta quarta-feira, 15. Em Belém, mais de 10 mil pessoas, entre professores, estudantes e trabalhadores técnicos participaram de um ato de protesto na Praça da República.

Com placas, faixas e bandeiras, os manifestantes demonstraram sua insatisfação e revolta com o corte na verba para as universidades. De acordo com o MEC, o bloqueio corresponde a 24,84% das despesas discricionárias, consideradas não obrigatórias, como gastos com água, luz, contratação de terceirizados, material básico entre outros.

De acordo com a Universidade Federal do Pará (UFPA) o impacto do bloqueio vai diminuir o orçamento da instituição em R$ 55 milhões, dificultando o fechamento de contas e o pagamento de vários serviços importantes para o funcionamento da universidade.

Sudeste do Estado

No município de Marabá, atos de manifestação também foram realizados. Estudantes, professores e trabalhadores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) se uniram a sindicados e movimentos estudantis para anunciar a paralisação de um dia em suas atividades.

A estimativa da Unifesspa é que mais de R$ 13 milhões serão bloqueados, trazendo consequências graves em vários setores da instituição, como manutenção, limpeza, pagamento de energia elétrica, água e vigilância.

Fonte: G1 Pará

Fechar Menu