Pelo menos 45 mil famílias do Pará estão deixando de receber o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, programa que concede um desconto na conta de energia para pessoas de baixa renda e que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), junto aos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) das prefeituras Municipais.
O motivo é falta de atualização dos dados sociais, que impossibilita as famílias de receberem o benefício. De acordo com o levantamento da Celpa, só em Belém, mais de oito mil famílias perderam o auxílio. No município de Ananindeua o número chega a quase cinco mil famílias, e no sudeste do Estado, nos municípios de Santarém e Marabá, os números são de três mil e 1,5 mil famílias respectivamente.
Os cidadãos que já estão sem o desconto na conta de energia podem recuperá-lo a qualquer tempo. Para isso é necessário se (re)cadastrar junto ao CRAS do município, munidos dos documentos de todas as pessoas que residem no imóvel: Comprovante de residência; RG; CPF; e em casos que há crianças na família é necessário levar Certidão de nascimento dos filhos beneficiados e carteira de vacinação das crianças menores de 5 anos.
Após os dados estarem atualizados, o cliente deve ir até uma agência de atendimento mais próxima da Celpa, para nova avaliação de perfil à concessão do benefício de tarifa social. Para verificar se é preciso fazer a atualização o Cadastro Único, a Celpa orienta que os Clientes entrem em contato com a central de relacionamento do Ministério das Cidades pelo número 0800 707 2003 e informem-se.
Fonte: DOL