Nesta quarta-feira, 3, o Ministério da Educação (3) divulgou a informação de que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) irá se tornar digital. A proposta é uma implementação progressiva, que deve ser aplicada em 2020, como uma fase piloto.
Depois de alguns anos de testes, a previsão é de que o exame se torne totalmente digital em 2026. De acordo com o MEC no primeiro ano de teste o modelo digital será aplicado para 50 mil pessoas em 15 capitais do país.
Em 2020 o Enem terá três formas de aplicação: A regular, a digital e a reaplicação – destinada para quem se sentir prejudicado por algum problema relatado durante a realização da prova digital. Esses candidatos terão direito então a uma reaplicação, que será realizada da maneira tradicional, no papel.
Para o governo, o Enem Digital irá trazer inúmeros benefícios, como permitir a utilização de novos tipos de questões com vídeos, infográficos e até a lógica dos games. Também será possível aplicar o Enem em mais municípios e até viabilizar a como a realização do exame em várias datas ao longo do ano, por agendamento.
O exame será aplicado na versão digital no ano que vem em Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
Fonte: Agência Brasil