Em 2020 uma nova modalidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada no Brasil, ainda em caráter experimental. Trata-se do Enem Digital, que vai proporcionar a execução do exame totalmente pela internet, com recursos de exibição novos e mais interativos nas questões.
De acordo com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, a expectativa é que neste ano cerca de 100 mil estudantes participem do projeto piloto do Enem Digital, espalhados em 15 capitais do país que foram escolhidas.
A ideia é que em breve o Enem Digital possa ser estendido para todos os estudantes, proporcionando novos tipos de questões, com vídeos, infográficos e interações mais dinâmicas. A sequência do programa, no entanto, depende da estruturação das escolas públicas brasileiras, em especial de seus laboratórios de informática.
“Levaremos informática para todas as escolas do Brasil. Este ano já vamos cobrir quase tudo, mas ao longo do tempo o pessoal terá laboratório de informática e estará preparado para fazer o Enem Digital, porque não adianta passarmos para o Enem Digital sem dar condições de competição para o filho de quem não tem internet nem computador. Por isso, ao longo deste governo, o Enem passará a ser 100% digital. Mas isso será feito de forma gradual”, acrescentou o ministro.
Fonte: Agência Brasil