A cheia do Rio Tocantins, que continua a causar enchentes na cidade de Tucuruí, sudeste do Pará, levou a prefeitura da cidade a decretar Situação de Emergência nesta quarta-feira (26). Estima-se que as enchentes já atingiram 216 famílias no município.
Com o decreto, a prefeitura irá agilizar o atendimento às famílias que tiveram prejuízos com o desastre natural. Todas as vítimas atingidas estão recebendo apoio com programas de benefício do Governo do Pará, como o Recomeçar, que oferece auxílio financeiro em parcela única para a reconstrução dos imóveis danificados.
Nesta quarta-feira, o nível do rio está em 11,25 metros e a tendência é de que haja uma pequena redução até a próxima sexta-feira (28).
Conforme o prefeito, o município está disponibilizando toda a assistência necessária nos abrigos montados para receber as famílias. “Temos ainda famílias que estão alojadas em residências de amigos e parentes, e sem contar as inúmeras famílias que ainda continuam morando nas áreas alagadas, sabemos que isso ocorre todos os anos e já nos preparamos com antecedência, mas este ano as chuvas inovaram mais cedo”, divulgou Siqueira.
Uma força tarefa formada pelas secretarias de Segurança, de Saúde, de Assistência Social, em conjunto com a Defesa Civil e Bombeiro Militar está distribuindo cestas básicas, kit de higiene pessoal e dando apoio no remanejamento das famílias atingidas pela enchente e que estão alojadas em sete abrigos provisórios montados pelo município.
Fonte: Dol Carajás