Na próxima semana, o governo de Jair Bolsonaro espera concluir uma das promessas feitas aos caminhoneiros de todo Brasil: O empréstimo de 500 milhões de reais, cedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).
O banco já separou R$ 500 milhões para o programa de empréstimo, mas esse valor pode dobrar dependendo da demanda. A medida é considerada um dos esforços do governo para evitar uma nova paralisação da categoria.
O programa prevê para cada caminhoneiro o empréstimo de R$ 30 mil, destinados à manutenção de caminhões. O foco é destinar o empréstimo aos motoristas autônomos, que têm no máximo dois veículos e as cooperativas.
De acordo com Joaquim Levy, presidente do BNDES, o Ministério da Fazenda já deu autorização para o início do programa, agora basta apenas alguns detalhes sobre operação e reunião com bancos parceiros para que os empréstimos iniciem.
A medida será uma das promessas de Jair Bolsonaro, ocorrida logo após a recuada da Petrobrás sobre o reajuste de 5,7% no preço do diesel, no dia 16 de abril.
Fonte: Folha de SP