Efeito Bolsonaro? Globo registra pior mês de junho de sua história

Efeito Bolsonaro? Globo registra pior mês de junho de sua história

Os números de audiência das emissoras de TV costumam cair no mês de dezembro, onde começam as férias e a maioria das pessoas ficam menos tempo ligadas na telinha.

Mas um fenômeno diferente tem ocorrido com a rede Globo, que no mês de junho registrou um de seus piores índices de audiência da história da emissora.

E isso valeu tanto para sua média nacional quanto na Grande SP, o principal mercado da publicidade nacional. O ibope da emissora carioca foi ainda menor que o de dezembro último.

No mês passado, nas 24 horas do dia, a Globo marcou 11,3 pontos e 30,9% de “share” no mercado nacional (15 maiores regiões metropolitanas). Isso representou uma queda de 6% na comparação com maio (cada ponto equivale a cerca de 260 mil domicílios no país). Não bastasse isso, ainda foi o terceiro mês consecutivo de perda de audiência da Globo.

Motivos não faltam: a migração de parte do público para outras atividades, como streaming ou internet, e principalmente reprises que não estão agradando tanto ao telespectador. Além disso, programas como “Jornal Hoje” tiveram um mês passado difícil. O telejornal vespertino apanhou vários dias do “Balanço Geral”, durante o caso Lázaro. o “JN” também perdeu fôlego. As reprises de novelas também não estão agradando a gregos e troianos.

Em São Paulo a Globo também liderou, mas também perdeu fôlego: marcou 10,9 pontos e 28,7% de “share” —novamente o pior junho de sua história. Nesta medição cada ponto vale por cerca de 76 mil domicílios.

No mercado nacional, a RecordTV foi a única com boa performance: cresceu 10% em audiência, graças a programas como o “Balanço Geral”, “Cidade Alerta”, “Jornal da Record” e a novela Gênesis”. A Record passou de 4,6 pontos e 11,9% de “share” para 5,4 pontos e 13,7% –um crescimento de 13% e 14%, respectivamente.

O SBT teve uma mínima oscilação, de 4,2 pontos e 11% de “share” em maio para 4,4 pontos e 11,5% em junho. A Band perdeu um décimo em pontos (1,7 para 1,6) e a RedeTV caiu de 0,5 para 0,4 –e já está tecnicamente na faixa chamada de “traço de audiência.

Fonte: Uol notícias

Fechar Menu