Discurso de Bolsonaro se fortalece com notícia da OMS de que disseminação assintomática do coronavírus é muito rara

Discurso de Bolsonaro se fortalece com notícia da OMS de que disseminação assintomática do coronavírus é muito rara

Após estudos e de vários dados analisados, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a transmissão de covid-19 por pacientes assintomáticos é “muito rara”. A declaração veio da chefe da unidade de doenças emergentes da OMS, Maria Van Kerkhove, em uma entrevista na sede da Organização das Nações Unidas (ONU).

Essa nova linha de pesquisa reforça o discurso do presidente Jair Bolsonaro, que sempre defendeu o isolamento vertical da população, identificando e separando apenas as pessoas do grupo de risco ou os que apresentassem sintomas da doença.

De acordo com Van Kerkhove, as ações dos governos devem se concentrar na detecção e isolamento de pessoas infectadas com sintomas e no rastreamento de qualquer pessoa que possa ter entrado em contato com elas.

“Temos vários relatórios de países que estão realizando rastreamento de contatos muito detalhado e eles não estão encontrando transmissão secundária em diante. É muito raro”, reforça a médica.

Não é a primeira vez que a OMS muda de postura depois da pesquisa e novas análises sobre o novo coronavírus. Recentemente a organização também se equivocou ao condenar totalmente o uso da cloroquina como método que pode ser utilizado no tratamento da covid-19.

Fonte: Uol

Fechar Menu