Desmatamento de terras indígenas cresce 74%

Desmatamento de terras indígenas cresce 74%

De acordo com uma análise do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), os territórios indígenas foram os mais atingidos pelo desmatamento entre agosto de 2018 e julho de 2019. No período foram registrados 423,3 km² de área desmatada, valor 74% maior do que o registro anterior.

A terra indígena mais afetada é a Ituna/Itatá, localizada no Pará. Os dados mostram que a área isolada teve 119,92 km² de floresta desmatada, número que corresponde a 28,33% de todo o desmate de áreas indígenas do Brasil.

Mesmo com a alta em relação ao ano anterior, as terras indígenas representam 4% do total que foi desmatado. As cinco primeiras mais atingidas no país estão no Pará, o que representa 75% do que foi desmatado em todos os territórios indígenas. Juntas, essas cinco terras perderam 320,03 km², área um pouco maior do que a da cidade de Fortaleza.

Com relação ao desmatamento da Amazônia Legal, o Prodes divulgou uma taxa de desmatamento de 10,1 mil km² em 2019. Os dados ainda serão revisados para a divulgação de um balanço final, que só será compartilhado em 2020.

Fonte: G1 Pará

Fechar Menu