Denúncias apontam péssimas condições de abrigos a venezuelanos refugiados em Belém

Denúncias apontam péssimas condições de abrigos a venezuelanos refugiados em Belém

A situação de refugiados venezuelanos em Belém vem se complicando. De acordo com várias denúncias compartilhadas, os venezuelanos estão alojados em abrigos improvisados em péssimas condições, com uma estrutura precária e inadequada

Atualmente em Belém existem quatro espaços que funcionam como abrigo. Em 2018 a prefeitura chegou a receber mais de R$ 700 mil do governo federal para oferecer suporte aos imigrantes. De acordo com o município, a verba teria acabado em abril deste ano e a administração aguarda um novo repasse para continuar a prestar apoio aos estrangeiros.

Diante das denúncias o Ministério Público Federal (MPF) informou que vai apurar se houve algum descumprimento de acordo judicial entre o MPF, o estado do Pará e o município de Belém. O acordo estabelece uma gestão compartilhada de serviços aos imigrantes.

Já a Secretaria de Assistência Social do Estado informou que faz o acolhimento aos índios Warao na casa de passagem estadual domingos Zahluth, que tem unidades na travessa do Chaco e na rua Cametá. O acolhimento prevê moradia adequada, alimentação com nutricionista, espaço de estar, guarda de pertences, lavagem e secagem de roupas, banho e higiene pessoal, vestuário e uma rede integrada de serviços públicos para garantia de atendimento das diversas demandas.

Fonte: Agência Pará

Fechar Menu