Denúncia de vereadora mostra falta de planejamento de Tião Miranda na campanha de vacinação em Marabá, deixando crianças e idosos vulneráveis à doenças

Denúncia de vereadora mostra falta de planejamento de Tião Miranda na campanha de vacinação em Marabá, deixando crianças e idosos vulneráveis à doenças

Mais uma vez, a falta de gestão e sensibilidade do prefeito de Marabá, Tião Miranda, causa prejuízos à saúde da do município, que está em risco com a falta de vacinas essenciais para a prevenção de doenças. Idosos e crianças podem sofrer graves consequências pelos erros administrativos do prefeito.

Uma iniciativa dos vereadores Irismar Melo e Marcelo Alves levou junto ao Ministério Público Federal (MPF), nesta terça-feira (14), a denúncia de que faltam vacinas essenciais para a população de Marabá. De acordo com Irismar, vacinas consideradas básicas para a imunização das pessoas, como sarampo, meningite, BCG, entre outras, não estão disponíveis nas unidades de saúde.

A suspeita da falta de insumos começou com a reclamação de profissionais da saúde e da própria população, que se dirige aos postos de saúde e não vem encontrando as vacinas necessárias. Segundo o ofício enviado até o MPF, Marabá recebeu o equivalente a 13 mil doses de vacina contra a gripe, no dia 23 de março, quantidade que acabou em dois dias de trabalho, deixando a maioria do público alvo sem a cobertura da vacina.

Confira abaixo o relato da vereadora Irismar Melo que decidiu denunciar a situação ao MPF:

Ainda de acordo com o texto, parte das vacinas foram enviadas para famílias em vulnerabilidade social, que foram atingidas pelas fortes enchentes no município. Isso diminuiu ainda mais o número de vacinas disponíveis para o restante da população, principalmente os idosos que são o grupo de maior risco para a gripe.

Devido a problemática grave e séria para a saúde da população de Marabá, a denúncia pede o acompanhamento e cobrança do MPF para que os serviços públicos de saúde no município possam ser cumpridos.

Tião Miranda

A denúncia ao MPF é mais um fato que demonstra a falta de gestão do prefeito Tião Miranda, que parece não se importar com medidas básicas de prevenção na área da saúde, mesmo em um cenário de pandemia global, onde a vacinação é a melhor medida para desafogar o sistema de saúde e proteger a população de um surto local.

Fechar Menu