O vereador Elias da Construforte, (PSB) de Parauapebas, poderá perder seu mandato até o fim do ano e ficar inelegível, assim como o vice-prefeito, Sérgio Balduíno, atual diretor do SAAEP. Isso porque uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) coloca fim às candidaturas laranjas protagonizadas por mulheres.
Como já mostrado pelo portal Zero94, em agosto deste ano, o vereador já estava sendo investigado por ser suspeito de ter sua candidatura beneficiada por candidatas laranjas – mulheres que se candidataram apenas para cumprir cotas da chapa formada por PSB e PSDC em Parauapebas.
O TSE decidiu na noite desta terça-feira, 17, que a presença de mulheres como candidatas laranjas deve levar à cassação de toda a chapa eleitoral. Com a perda do mandato de todos os eleitos.
A decisão pode significar um precedente a ser aplicado pelo TSE em casos de candidaturas laranjas em todo o país, como é o caso já investigado em Parauapebas, onde o vereador Elias da Construforte e o vice-prefeito Sérgio Balduíno são investigados pelas candidaturas laranjas.
Fonte: Brasil 247