Dados do Governo do Pará indicam que pela primeira vez a curva de contágio do novo coronavírus começa a diminuir no Estado. Nesta última segunda-feira (1), dia que marcou o processo de reabertura inicial das atividades econômicas em todo o estado, apenas um novo caso de Covid-19 foi registrado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) e nenhuma morte.
Já o saldo positivo foi de 537 pacientes recuperados da Covid-19. O cenário é totalmente diferente de um mês atrás, quando no dia 1º de maio 1.628 casos eram confirmados, com mais de 100 mortes em apenas um dia.
No último domingo o governo anunciou publicamente o Projeto Retoma Pará, que reestabelece as atividades econômicas, sociais e religiosas em todo o Estado, sempre levando em consideração as medidas de higiene e segurança indicadas pelos órgãos de saúde.
Nesta nova fase, será divulgado periodicamente, por meio dos órgãos de saúde pública e de desenvolvimento econômico do Estado, o panorama das ações de saúde e seus indicadores atualizados, levando em consideração a segmentação dos municípios baseada nas regiões de regulação da saúde. A segmentação dos municípios por região levará em conta os níveis de restrição social e de risco para o sistema de saúde.
As duas regiões de regulação classificadas como “risco médio”, ou seja, de bandeira laranja, e que iniciaram a partir desta segunda-feira o processo de reabertura são a Metropolitana de Belém, Marajó Oriental e Baixo Tocantins; e Araguaia e dos Lagos.
Desta forma, 47 municípios se encontram na zona de controle 01, ou seja, podem resguardar, conforme decreto, o exercício e o funcionamento das atividades públicas e privadas essenciais, respeitando as regras de proteção sanitária e distanciamento controlado, admitindo a flexibilização de determinados setores da economia e sociais, desde que sejam seguidos tanto o protocolo geral, quanto os específicos.
Fonte: Agência Pará