Dados da Sespa mostram que casos de covid-19 estão em tendência de redução na região metropolitana

Dados da Sespa mostram que casos de covid-19 estão em tendência de redução na região metropolitana

Dados da Secretaria de Estado de Saúde do Pará divulgados neste último domingo (24) mostram que o número de casos de covid-19 está em uma tendência de redução na região metropolitana de Belém. A diminuição nos casos de mortes e infecções motivou a suspensão do decreto de lockdown, por parte do Governo do Pará.

De acordo com um relatório técnico emitido pelo Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública da União (DPU) as medidas mais rigorosas de isolamento não se justificaram por uma base científica. Os dados mostram que a tendência de aumento de contágio ocorreu entre 16 e 20 de abril e a de redução entre 21 e 26 de abril. Já o período de maior risco de morte ocorreu entre 28 de abril e 01 de maio.

Para estimativa de demandas hospitalares, foram utilizadas as taxas de ocupação de leitos da rede estadual, além de dados técnicos e científicos de Nova York, nos Estados Unidos, e Wuhan, na China.

Mediante os estudos técnicos o governo do Pará decidiu suspender o lockdown a partir desta segunda-feira (25). O decreto deixa de ser aplicado nos municípios paraenses, porém as recomendações de isolamento continuam.

Subnotificações

O documento cita, no entanto, que “subnotificações de casos confirmados e óbitos que se somam a datas passadas podem invalidar os cenários atuais de previsões” e que, “portanto, é necessário reprocessamento recorrente de dados”.

A Sespa passou a divulgar dados retroativos desde a última quarta (20). Entre 20 e 22 de maio foram 5.239 novos infectados e 411 óbitos ocorridos em datas anteriores, segundo os boletins diários.

Em nota divulgada no dia 19, a secretaria afirmou que os números atrasados e subnotificados não alterariam a avaliação de tendência de queda no número de óbitos por dia.

Fonte: G1 Pará

Fechar Menu