Depois de ser analisada pelo Instituto Butantan, a CoronaVac, vacina contra a covid-19, apresentou apenas 50,38% de eficácia, um número bem inferior aos 78% que haviam sido anunciados anteriormente pelo governador de São Paulo, Joao Dória. O novo percentual foi confirmado pelo próprio diretor do Butantan, Dimas Covas, através de uma coletiva realizada nesta terça-feira (12).
Com este resultado, a CoronaVac se torna a vacina com o pior índice de imunização já registrado, ficando atrás dos imunizantes da Pfizer e da Moderna, que ficaram acima de 90%.
Os novos dados colocam em dúvidas a postura de João Dória, que tem sido um verdadeiro garoto propaganda da CoronaVac, sempre apresentando a vacina como a melhor resposta do governo para resolver a situação da pandemia de covid-19.
Em contrapartida, o presidente Jair Bolsonaro enviou na última sexta-feira (8) uma carta ao primeiro-ministro da Índia, com o objetivo de solicitar urgência no envio de doses da vacina AstraZeneca, a qual obteve mais de 90% de imunização nos testes realizados.
O Governo Federal espera contar com mais de 200 milhões de doses do imunizante, que será produzido pela Fiocruz.
Fonte: Extra