Uma Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 17, determina que será facultativo no Brasil o uso de simulador de direção veicular. O processo, até então, era obrigatório para qualquer pessoa que iniciasse de formação de condutor para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A resolução ainda prevê novas mudanças, entre elas, a redução de 25 para 20 horas-aula práticas nas autoescolas, apenas para a categoria B (uso de automóveis). Na categoria A (uso de motocicletas) fica estabelecido apenas 15 horas-aula e nos dois casos será necessário pelo menos 1 hora-aula no período da noite.
De acordo com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, a retirada da obrigatoriedade do simulador foi decretada devido à falta de dados que comprovem sua real eficácia, tendo em vista que países que possuem um elevado nível de segurança no trânsito não utilizam o sistema.
A medida também tem o objetivo de desburocratizar a retirada de CNH e baratear o serviço para a população brasileira. Com a retirada do simulador é esperado uma diminuição de 15% no valor cobrado nos centros de formação de condutores.
As novas medidas decretadas pelo Contran começam a valer daqui a 90 dias, contados a partir desta segunda-feira, 17 de junho.
Fonte: Agência Brasil