Confira dicas para economizar energia durante o verão amazônico

Confira dicas para economizar energia durante o verão amazônico

Estamos oficialmente no chamado verão amazônico, momento onde as temperaturas em todo o Pará tendem a aumentar bastante. Para tentar fugir do calor intenso, o uso de ventiladores ou ar-condicionado se faz bastante necessário, o que causa um impacto severo na conta de energia do paraense. Pensando nisso, a empresa Equatorial Energia divulgou uma série de dicas para economizar na energia durante este período.

De acordo com dados da Equatorial Energia, neste período o consumo de energia residencial aumenta cerca de 2%. Para que a conta não aumenta demais, é necessário algumas mudanças e troca de hábitos para racionar a energia.

“Hoje os equipamentos são vendidos com Selo Procel de eficiência, que mostra ao consumidor os equipamentos mais eficientes e que consomem menos energia. Deve-se sempre observar as etiquetas no momento da compra. O selo A é o mais eficiente e o E menos eficiente”, informa o líder da área de Eficiência Energética da Equatorial Pará, Willian Melo.

 

Outras medidas simples que podem evitar o aumento na conta de luz. Veja:

  • Geladeira: é responsável por cerca de 30% do valor da conta de luz. Deve-se evitar abrir e fechar a todo instante e não guardar alimentos quentes em seu interior. Roupas secando atrás da geladeira também devem ser evitadas.
  • Ar-condicionado: usar tecnologia “inverter”, este sistema oferece maior eficiência. No caso dos aparelhos comuns, a recomendação é colocar a temperatura no 23º e programar para desligar, pelo menos 30 minutos antes de sair do ambiente.
  • Iluminação da casa: a iluminação doméstica pode representar cerca de 25% do custo por mês. Evite acender lâmpadas durante o dia e dê preferência as lâmpadas de LED que são mais econômicas em até 80%.
  • Computadores e notebooks: utilizar o recurso de economia do monitor e desligue quando ninguém estiver usando. Evite o modo stand-by, pois também consome energia.
  • Carregamento de celulares: não deixar os celulares carregando a noite toda e nem os carregadores conectados sem o aparelho. Essas atitudes provocam o desperdício de energia.
  • Bomba D’ água: a ligação elétrica da bomba deve ser feita por profissional de confiança, pois instalações mal feitas acarretam fuga de corrente e aumento de consumo. O ideal é também armazenar o máximo de água na caixa d’água para não precisar ligar a bomba mais vezes.
  • Lavadora de roupa: acumular uma grande quantidade de roupas para lavar de uma vez só é o ideal. Não esqueça de utilizar a capacidade máxima.

Fonte: G1 Pará

Fechar Menu