Comunidade indígena do Brasil irá receber prêmio da ONU pela produção de óleo de pequi

Comunidade indígena do Brasil irá receber prêmio da ONU pela produção de óleo de pequi

Índios da associação Kĩsêdjê, presentes na cidade de Cuiabá, foram vencedores do Prêmio Equatorial 2019, um concurso da Organização das Nações Unidas (ONU) que visa criar soluções para desenvolvimento sustentável locais e indígenas.

Os índios da AIK foram responsáveis pela produção de óleo de pequi, na terra Indígena Wawi. A produção foi iniciada pelos nativos depois de conseguirem retomar suas terras, que haviam sido invadidas por fazendeiros.

Com a produção do óleo, os índios conseguiram recuperar as áreas que antes tinham sido desmatadas. A produção de pequis também alimenta a comunidade local, gerando renda sustentável para a região.

Na produção e colheita do pequi, homens e mulheres indígenas trabalham em conjunto. Primeiro colhem o pequi e separam a polpa da semente em grandes bacias de metal. Em seguida começa o processo de cozimento da fruta, onde posteriormente se é extraído o óleo para ser engarrafado e comercializado.

A premiação da ONU recebeu 847 candidaturas de 127 países diferentes. A entrega do prêmio será realizada em setembro deste ano, em Nova York.

Fonte: G1 Globo

Fechar Menu