O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) divulgou nesta quinta-feira (11) uma alteração nas datas do cronograma do Programa Social CNH Pai D’égua. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado, visando a atualização do sistema de informação do Detran que precisou passar por atualização.
O novo calendário estendeu os prazos e permitirá que os futuros beneficiários tenham mais tempo para se adequar às regras do Programa, especialmente, a apresentação dos documentos obrigatórios.
Com exceção de Belém, onde o processo já está concluído, nos demais municípios, o calendário passa a vigorar com novas datas de inscrição, lista de aprovados, entrega de passaporte e matrícula.
Novas datas
Neste momento, o programa encontra-se com as inscrições encerradas para mais de 80 municípios das regiões de trânsito de Abaetetuba, Capanema, Marajó, Paragominas, Tucuruí e região metropolitana.
Para estas regiões, a lista de aprovados que seria divulgada nesta sexta-feria (12), agora será publicada no dia 19 deste mês e a matrícula dos futuros aprovados passou para o período de 13 a 22 de maio.
Com isso, as regiões de trânsito de Santarém, Altamira, Itaituba passarão a ter as inscrições iniciadas em 27 de maio.
Da mesma forma, Marabá, Parauapebas e Redenção poderão realizar as inscrições a partir de 29 de julho.
O calendário completo com as novas datas e prazos de cada etapa do CNH Pai D’égua pode ser acessado no site do Detran através do www.detran.pa.gov.br.
Matrícula
Para serem atendidos os classificados devem apresentar os seguintes documentos:
- original e cópia da Carteira de Identidade ou equivalente para Primeira Habilitação, ou Carteira Nacional de Habilitação válida, nos casos de mudança e adição de categoria;
- CPF;
- comprovante de residência atualizado;
- certificado ou declaração de escolaridade de nível fundamental, emitido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ou equivalente em outra Unidade Federativa;
- Certidão Negativa de Antecedentes Criminais emitida pela Policia Civil do Estado do Pará, com vencimento máximo de 90 dias.