O prêmio Marie Curie Fellow, uma das mais importantes gratificações destinadas a jovens cientistas do mundo, foi entregue a pesquisadora brasileira Carolina Marcelino. A doutra em modelagem matemática, de 35 anos, tem um projeto que envolve o uso da inteligência artificial para geração de energia elétrica sustentável.
O prêmio, concedido pela União Europeia, faz parte de uma comissão que financia pesquisadores promissores em todo o mundo. Atualmente, a cientista brasileira faz parte do Programa de Engenharia de Sistema e Computação no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O projeto de Carolina Marcelino gera energia através de micro-redes, que pode ser aplicado em comunidades vulneráveis e que não possuem energia elétrica. Além de gerar energia para comunidades mais carentes, a pesquisa de Carolina promove uma energia sustentável, que reduz a emissão de gases poluentes.
A inteligência artificial entra para pesquisar padrões climatológicos em um período anterior a dez anos e, assim, definir a melhor tecnologia para ser aplicada de acordo com as tendências, trazendo maior eficiência.
O prêmio de Carolina envolve um contrato de pesquisa por dois anos, no valor de € 4500 mensais (cerca de R$ 20,5 mil), para desenvolver suas propostas na Universidade de Alcalá, na Espanha. Além de Carolina, neste ano os contemplados são seis europeus e um chinês.
Fonte: G1 Globo