A chuva torrencial que caiu sobre Belém na tarde desta quarta-feira (15), assustou moradores de diversos bairros, que presenciaram um fenômeno raro na capital: chuva de granizo. Moradores do Tapanã registraram o fenômeno através de vídeos e fotos, que rapidamente viralizaram nas redes sociais.
Pelo menos seis bairros da cidade tiveram registros da chuva de granizo, entre eles: Cabanagem, Tapanã, Sideral, conjunto Maguary e Cordeiro de Farias, em Belém; e no Quarenta Horas, em Ananindeua.
Paula Mereles, residente do bairro, relata que nunca tinha visto algo semelhante e tratou de registrar o momento com vídeos e fotos. “Foi uma experiência incrível e assustadora, ao mesmo tempo em que fiquei encantada”.
Outros moradores também se surpreenderam com o fenômeno. Eduardo Oliveira, estudante de Relações Internacionais, mora no bairro Parque Verde, próximo ao Tapanã, e considera estranha a quantidade de chuvas nesse período do ano na capital.
Segundo Saulo Carvalho, meteorologista da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), é comum que o granizo derreta gradualmente até chegar ao solo como água líquida, e que a situação notificada no bairro foi uma situação muito particular, em que o ar imediatamente abaixo da nuvem esteja resfriado, conservando a integridade do granizo e fazendo com ele que chegue ao chão.
Fonte: G1 Pará