Dados do Ministério da Saúde divulgados nesta quarta-feira, 28, mostram que os registros de sarampo no Brasil já chegam a 2.331 casos confirmados só nos últimos três meses. Esse registro corresponde a um aumento de 38,75% em relação ao último boletim.
Nesta semana, a morte de um homem por sarampo foi confirmada no estado de São Paulo. É a primeira morte registrada no estado desde 1997.
Diante do crescimento da doença, o Ministério da Saúde autorizou a compra de mais de 18 milhões de doses de vacina contra o sarampo, com o objetivo de intensificar a imunização de crianças e jovens.
Entre os estados onde a doença é mais presente, São Paulo se destaca com uma morte e quase 3 mil casos de contágio, o que corresponde a 98% dos casos. Em seguida os outros estados com registro da doença são Rio de Janeiro (12), Pernambuco (5), Santa Catarina (4) e Distrito Federal (3).
O Ministério da Saúde confirmou que todo volume de vacinas será empregado este ano e também em 2020. Para conter o surto atual, o foco das ações de imunização serão adultos jovens e crianças de até 1 ano, públicos considerados mais vulneráveis e com maior incidência do vírus.
Dos cerca de 2,9 milhões de bebês nessa última faixa etária, a intenção é imunizar 1,4 milhão der crianças com idade entre 6 meses e 11 meses e 29 dias.
Fonte: Agência Brasil