O governo do Pará já iniciou a programação oficial do “Julho Amarelo”, uma campanha que visa reforçar a prevenção e o controle das hepatites virais em todo o estado.
A campanha é realizada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que orienta que as Secretarias Municipais de Saúde a intensificarem as orientações com relação à testagem rápida para hepatite C, destinada às pessoas maiores de 40 anos. A programação também visa ampliar a imunização contra a hepatite B, que é realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Estado.
Durante os sábados e domingos de julho, equipes de técnicos estão atuando juntos nas ações de verão nos municípios de Abaetetuba, Barcarena, Bragança, Salinópolis, Soure, Salvaterra, Peixe Boi, Marudá e Cametá, locais muito procurados pela população no período de veraneio.
A ideia é que os banhistas também sejam orientados quanto a prevenção de hepatites e infecções sexualmente transmissíveis (IST´s), como a sífilis e o HIV/Aids.
Este ano, por meio da Lei 13.802, sancionada em janeiro pela Presidência da República, foi instituído julho como o mês para chamar atenção da luta contra as hepatites virais, reforçando as iniciativas de vigilância, prevenção e controle do agravo.
Fonte: Agência Pará