Caminhoneiros interditaram um trecho da BR-316 na manhã desta segunda-feira (22), em Marituba, região metropolitana de Belém. A categoria realizou o ato em protesto aos reajustes no preço dos combustíveis.
Os manifestantes bloquearam a pista e permitiram apenas a passagem de ambulâncias e veículos com cargas perecíveis. A Polícia Militar acompanhou a manifestação e negociou a liberação de uma pista na rodovia.
A principal reivindicação da categoria é a redução no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nos combustíveis, que tem motivado uma alta nos preços da gasolina e do diesel.
Motoristas de aplicativo também organizam protestos em vários pontos de Belém. O motivo da manifestação é o mesmo dos caminhoneiros. Equipes da Polícia Militar estão nos supostos pontos de paralisação para garantir o fluxo de carros e negociar com os manifestantes.
Sem relação com o ICMS
Uma nota divulgada na última sexta-feira (5) pelo Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda (Comsefaz) afirma que os consecutivos aumentos nos preços dos combustíveis desde 2017 não têm relação com os impostos estaduais.
Na nota, assinada por todos os 27 secretários de Fazenda dos estados e do Distrito Federal, o comitê afirma que não houve mudança na incidência de impostos sobre os combustíveis e que os aumentos estão relacionados à política de preços adotada pela Petrobras, que prevê paridade entre o preço do combustível no Brasil com o preço internacional.
Fonte: G1 Pará