Uma demanda antiga da cidade de Parauapebas, sudeste do Pará, finalmente foi atendida na tarde desta terça-feira, 19, quando o governador Helder Barbalho inaugurou a nova unidade penitenciária do município.
A obra de construção da penitenciária ficou paralisada por quase dois anos pela gestão anterior, mas assim que assumiu o governo do estado, Helder confirmou que um de seus compromissos era a conclusão do presídio, que consistiu em um investimento de mais de R$ 13 milhões.
Na cerimonia de inauguração, o governador destacou que a abertura de novos presídios é um compromisso do estado para a redução da criminalidade. “Agora, temos um ambiente adequado que possa permitir que o custodiado, aqui dentro, cumpra plenamente a decisão da justiça e se ressocialize”, ressaltou Helder Barbalho.
O titular da Susipe, Jarbas Vasconcelos, destacou que a Cadeia Pública de Parauapebas é um complexo com alta padrão de segurança, seguindo moldes estabelecidos pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen). “Até o dia de hoje, Parauapebas tinha uma carceragem que funcionava numa delegacia de polícia, onde foi feito um ‘puxadinho’ de forma improvisada. Nós acabamos com isso”, explicou o secretário.
O novo presídio de Parauapebas tem capacidade para 306 internos (masculino), em cumprimento de pena em regime fechado. Segundo o diretor da unidade, Ringo Alex Frias, o espaço contempla todos os procedimentos de segurança e portarias estabelecidas pela nova gestão da Susipe, em consonância com o Depen.
Logo após a inauguração, a Susipe transferiu para o novo complexo em Parauapebas 103 internos que cumpriam pena na carceragem da delegacia do município. Chegando ao novo presídio, eles foram higienizados, receberam uniformes, kits de higiene e seguiram para as celas.
Fonte: Agência Pará