Brasil registra queda de 25% no número de assassinatos

Brasil registra queda de 25% no número de assassinatos

O primeiro semestre de 2019 registrou uma queda de 25% no número de assassinatos em todo o Brasil. Os dados são do índice nacional de homicídios, criado pelo G1 com base em dados dos 26 estados e do Distrito Federal.

De janeiro até fevereiro deste ano foram registradas no país 6.856 mortes violentas, número inferior ao registrado no mesmo período em 2018, de 9.094 assassinatos. As maiores quedas registradas são nos estados do nordeste, com destaque para o Ceará, que teve redução de 58% no número de assassinatos.

Estão contabilizadas as vítimas de homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Juntos, estes casos compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais. Os dados coletados pelo g1 não incluem mortes em decorrência de intervenção policial, já que há uma dificuldade em obter dados sobre esse tipo de morte.

Alguns especialistas apontam que um dos motivos da queda é a criação do que alguns fatores, Ministério da Segurança Pública na gestão passada que mobilizou muitos estados a controlar o índice de criminalidade. Algumas dinâmicas do crime organizado, como uma diminuição de conflitos dentro de presídios também é apontada como um fator determinante para a diminuição dos assassinatos em todo o país.

Fonte: G1

Fechar Menu