Avanço de fragmentos de óleo coloca em risco a reprodução de tartarugas

Avanço de fragmentos de óleo coloca em risco a reprodução de tartarugas

Novos fragmentos de óleo foram encontrados neste domingo, 10 , na praia de Pontal do Ipiranga, cidade de Linhas (ES). No local existe uma unidade do Projeto Tamar, que pode sofrer graves impactos em decorrência das manchas de óleo.

Na última quinta-feira (7), pequenos fragmentos de óleo foram recolhidos na praia de Guriri, em São Mateus (ES), a cerca de 85 quilômetros ao norte de Linhares. Ou seja, após ter se espalhado pelos nove estados nordestinos (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), o produto de origem ainda desconhecida avança pela região Sudeste em direção ao sul. A capital capixaba, Vitória, está distante cerca de 170 quilômetros de Pontal do Ipiranga.

Análises recentes da Marinha comprovam que a substância encontrada há 4 dias em São Matheus é a mesma coletada em praias, mangues, costões marítimos, desembocaduras de rios e outros habitats litorâneos do Nordeste.

De acordo com dados do Tamar, na região existem cerca de 200 ninhos de desovas de tartarugas-cabeçuda (Caretta caretta). As fêmeas da espécie anualmente buscam a região para construir a cama onde colocam seus ovos. O risco é que as fêmeas enterrem seus ovos junto com o produto que se misturou à areia. Ou que, se a praia não for totalmente limpa, os filhotes, ao nascerem e tentarem chegar ao mar, tenham contato com o óleo.

Fonte: Agência Brasil

Fechar Menu